A forma informal é a melhor!

Como pôde ver no vídeo, envolvemos e convencemos os colegas durante os contactos informais. Ao fazê-lo de uma forma informal, pode aproximar-se dos seus colegas que têm horários ocupados. Pode ser difícil chegar às pessoas somente através de momentos formais. No entanto, se partilhar o impacto das suas aulas de educação para os media com os seus colegas, isso pode motivá-los a trabalhar na sua própria educação para os media na sala de aula.

Na vida real, vemos que os encontros na sala dos professores, por exemplo, funcionam realmente como um local para criar entusiasmo pela educação para os media, mas também podem servir como um local onde os colegas podem colocar questões sobre a educação para os media. Funcionam como Comunidades de Aprendizagem Profissional, mas não precisam necessariamente de parecer tão sérias! Pode ser uma comunidade aberta a todos os que têm perguntas sobre educação para os media. Pode escolher um tema mensal ou simplesmente deixar que os seus colegas apresentem questões que tenham e problemas que tenham encontrado ao tentar falar sobre educação para os media: Algumas questões que pode utilizar durante o seu "café mediático":

  • Como é que se utiliza uma determinada aplicação?
  • Como falar sobre notícias falsas com os alunos?
  • Que métodos posso utilizar para permitir que os alunos reflitam sobre a sua própria utilização dos media?
  • Qual é o objetivo dos direitos de autor?
  • Quais são as últimas tendências do TikTok?

Ao fazer perguntas inteligentes e humildes e ao manifestar um interesse sincero pelas suas experiências e atitudes em relação aos media, pode promover uma mudança positiva. A forma como enquadramos as nossas perguntas pode desencadear a autorreflexão, a curiosidade, o diálogo, a abertura e novas formas de pensar para quem responde às perguntas.


Complete and Continue