Boas práticas: Ensino Secundário

Já apresentámos uma série de princípios e abordagens, mas sem dúvida que anseia por exemplos concretos. A seguir, encontrará uma lista de boas práticas atuais de toda a Europa.

Cenários de prática para o ensino secundário

Ódio fora! Jogo: o discurso de ódio em linha pode ser considerado normal? - Itália

Grupo-alvo: Ensino Secundário

"Hate-out!" é um jogo de interpretação de papéis online, desenvolvido para ensinar os jogadores sobre o discurso de ódio online. Os jogadores assumem o papel de membros da comunidade que enfrentam vários casos de discurso de ódio online, experienciando cenários da vida real.

Ao lidar com estas situações, os jogadores aprendem a avaliar criticamente as suas reações ao discurso de ódio e a compreender o seu impacto na comunidade. O jogo tem como objetivo aumentar o pensamento crítico e a literacia digital entre os jovens. Os alunos podem jogar este jogo individualmente.

Está disponível em inglês e em sete países europeus e respectivas línguas: Áustria, Bulgária, Chipre, Croácia, Itália, Grécia e Roménia.

Jogar o jogo nesta plataforma.

Interpretação de conteúdos gerados por IA - Finlândia

Grupo-alvo: Ensino Secundário

O professor recolheu vários anúncios políticos de algumas décadas. Os anúncios foram analisados por Inteligência Artificial. Os alunos tinham então de fazer corresponder o anúncio correto à análise correta. Também tiveram de verificar que imagens eram geradas por IA. Para mais explicações, ver este vídeo.

Criar a sua própria conspiração - Bélgica

Grupo-alvo: Ensino Secundário

No final de uma série de aulas sobre teorias da conspiração e propaganda, os alunos da professora flamenga Sara De Jaeghere trabalharão em grupos para criar a sua própria teoria da conspiração. Utilizam os aspectos-chave aprendidos de uma teoria da conspiração para criar a sua própria teoria. 

Como?

Começam por um acontecimento importante ou uma injustiça na sociedade, qualquer que seja o seu interesse ou preocupação. Depois, começam a procurar potenciais grupos-alvo para a sua conspiração? Esta conspiração pode então estar ligada a um contexto mais alargado, como o governo. Assim, uma teoria da conspiração é construída passo a passo. 

Em seguida, os alunos criam uma campanha utilizando ferramentas digitais para convencer os colegas da sua teoria da conspiração. Criam conteúdos falsos, pelo que têm de ter o cuidado de deixar claro às pessoas fora do contexto escolar que se trata de notícias falsas. Para o efeito, utilizam hashtags.


Workshop in a Box - Irlanda

Grupo-alvo: Ensino Secundário

Worlshop in a Box fornece aos professores, bibliotecários, líderes comunitários e outros educadores os recursos necessários para ministrar uma oficina "Be Media Smart", na qual os participantes podem aprender a interagir com os conteúdos dos media digitais, bem como a questão da desinformação e o seu impacto na sociedade.

O seminário aborda os seguintes temas:

  1. Perturbação da informação
  2. Consumo de meios digitais
  3. Representação e manipulação dos media
  4. O trabalho dos algoritmos e a forma como influenciam a nossa experiência em linha
  5. Viés de confirmação
  6. Melhores práticas para aceder e avaliar o conteúdo e a informação dos media, especialmente online
  7. Pensamento crítico

A ferramenta é constituída por contributos teóricos, diapositivos, vídeos e documentos de apoio. Para mais informações, consultar.


Saúde mental e os media - Finlândia

Grupo-alvo: Ensino Secundário

Nesta atividade em sala de aula, os alunos utilizam uma infografia para refletir sobre o seu comportamento nos media, numa perspetiva de bem-estar e saúde mental, durante a semana passada. Analisam os seus hábitos, partilham as conclusões num debate de grupo e identificam as principais áreas a melhorar. Através deste processo, os alunos desenvolvem estratégias para promover uma relação mais saudável com os media e melhorar o seu bem-estar geral.

A atividade consiste em:

  • O que é o bem-estar digital?
  • A saúde do cérebro e os media
  • Saúde mental e meios de comunicação social
  • Utilização dos media e cuidados pessoais
  • Comentar e debater o tema do ponto de vista dos alunos

Mais informações em mediakasvatus.fi e descarregar a infografia.

fsme_the_hand_of_mental_health_and_media_accessible.pdf
Complete and Continue