Um conjunto de abordagens didáticas para ensinar educação para os media
Tal como referido no vídeo, não existe uma abordagem única para ensinar educação para os media. É necessário ter em conta determinados fatores, como o estilo de ensino, o contexto educativo e os alunos que tem à sua frente. A forma de abordar a educação para os media pode assumir várias formas.
No vídeo, abordámos algumas opções. Agora, vamos mergulhar em duas outras abordagens e dar-lhe mais alguma inspiração: os 5Cs e a aprendizagem baseada na investigação.
Os 5Cs
Os 5Cs são 5 fases de um quadro que pode utilizar para construir a sua aula de educação para os media. A abordagem pedagógica centra-se na repetição, no envolvimento ativo, na aprendizagem ativa, na reflexão e utiliza exemplos concretos do mundo real para introduzir um tópico na sua sala de aula. Oferece um quadro dinâmico para envolver os alunos em tópicos de educação para os media.
Os cinco Cs são (1) conectar, (2) conceito, (3) concreto, (4) concluir e (5) continuar. A seguir, explicamos as cinco etapas.
1. Conectar
Comece por estimular a curiosidade dos seus alunos e por relacionar o tema com as suas experiências quotidianas. Para despertar o interesse, utilize exemplos realistas, tarefas interessantes e perguntas desafiantes ou um dilema sobre o conceito.
Comece a aula, por exemplo, com um pequeno vídeo ou um teste que leve os alunos a refletir sobre a forma como o tema dos media afecta as decisões que tomam todos os dias. Isto cria oportunidades para uma investigação mais profunda.
2. Conceito
Assim que conseguir captar o interesse dos alunos, aprofunde a parte teórica e forneça conteúdos mais aprofundados. Divida as ideias difíceis em porções fáceis de gerir para se familiarizar com o conceito. Os vídeos explicativos são uma ótima forma de explicar tópicos difíceis.
Depois de se familiarizarem com o conceito, faça-lhes perguntas de reflexão "o que pensa do conceito?", "como agiria se isto acontecesse no seu ambiente próximo?"... Dê exemplos suficientes.
3. Concreto
Mergulhe os seus alunos em situações do mundo real para expandir a sua aprendizagem e ir além da teoria. Organize debates sobre o conceito, deixe-os criar soluções concretas para o problema, utilize um jogo de role-play para aplicar realmente o conceito.
Estes exercícios práticos não só ajudam os alunos a compreender o que aprenderam, como também lhes proporcionam competências do mundo real que podem utilizar fora da sala de aula.
4. Concluir
Ajude os alunos a tirar conclusões e a procurar os resultados positivos do conceito. Concentre-se na forma como podem utilizar esses aspectos positivos na sua vida quotidiana e incentive-os a pensar sobre o que aprenderam: "como podem utilizá-lo para lidar com questões da vida quotidiana?". Dê-lhes conselhos, ferramentas e técnicas úteis
5. Continuar
Por último, sublinhe a importância da aprendizagem e da reflexão contínua. Incentive os alunos a manterem a curiosidade, a colocarem questões e a procurarem fontes de conhecimento fiáveis. Para que mantenham o conceito vivo e compreendam a sua importância.
Esta estrutura é utilizada nas EDUboxes. A "EDUbox" é um conceito educativo desenvolvido pelo VRT NWS para apresentar aos alunos do ensino secundário uma questão social específica. O objetivo da EDUbox é informar os jovens e incentivá-los a envolverem-se no tema.
Pode encontrar um exemplo da Política EDUbox abaixo, que segue a estrutura dos 5Cs.
Aprendizagem baseada na investigação / Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Outra abordagem que pode utilizar na sua sala de aula para explorar a educação para os media é a aprendizagem baseada no questionamento. A aprendizagem baseada no questionamento parte de problemas do mundo real. Uma vez que a educação para os media está muitas vezes ligada à vida quotidiana dos seus alunos, é uma boa abordagem para ensinar a educação para os media.
Tanto a aprendizagem baseada no questionamento como a educação para os media requerem competências de pensamento crítico. A aprendizagem baseada no questionamento utiliza uma série de passos para encontrar a resposta a uma determinada questão: (1) orientação, (2) conceptualização, (3) investigação, (4) interpretação de dados, (5) conclusão e (6) discussão.
Os alunos percorrem essas etapas para resolver um problema do mundo real, que pode ser um tópico de educação para os media. Alguns exemplos:
- Quem criou esta mensagem mediática e qual poderá ser o seu objetivo ou agenda?
- Como é que a informação é apresentada e qual o impacto que o estilo de apresentação tem na compreensão do público?
- Que emoções ou reacções podem este conteúdo mediático evocar no seu público?
- ...
Como?
1. Orientação: os alunos familiarizam-se com o tema, identificando os aspectos importantes.
2. Conceptualização: empenham-se em questionar o problema e em formular uma hipótese sobre o seu significado.
3. Investigação: os alunos começam a trabalhar para explorar as respostas à pergunta, utilizando diferentes métodos de investigação, tais como pesquisa, entrevistas.
4. Interpretação dos dados: interpretam as suas conclusões sobre o que recolheram.
5. Conclusão: os alunos tentam dar uma resposta à questão proposta no início.
6. Discussão reflexiva: Em conjunto analisam criticamente os resultados e as conclusões.